Norman McLaren


Norman McLaren (Stirling, 11 de Abril de 1914 — Montreal, 26 de Janeiro de 1987) foi um dos mais importantes animadores escoceses voltados para a animação artística, teve a maioria de seus trabalhos patrocinado pela "Secretaria Nacional de Cinema do Canadá", onde realizou grandes obras. Uma das técnicas pela qual ficou consagrado foi a de fazer animação directa na película, riscando e desenhando, tudo isso ao som de jazz que era muito fã.


Biografia
Nascido na Escócia, entrou na faculdade de Belas Artes de Glasgow em 1932 e rapidamente desenvolveu uma paixão pela sétima arte.
Começou sua carreira de director de filmes em 1934, e já no ano seguinte dois de seus filmes ganharam prémios no festival amador de cinema da Escócia, e pela grande qualidade impressionou um dos membros do júri que o chamou para trabalhar na General Post Office Film Unit in London, local onde Len Lye (animador que usou técnicas semelhantes) trabalhou também, mas os dois não chegaram a se conhecer.
Durante a guerra civil espanhola, em 1936, McLaren trabalhou como cameraman na Espanha. Tal experiência o assombrou e, percebendo a iminência da guerra, se mudou para os Estados Unidos em 1939.
Em 1941 McLaren juntou-se ao NFB, criando suas obras mais famosas. Sua obra-prima foi Neighbours, em 1952, que mostra a irracionalidade do homem, com uma mensagem política, contra a violência e psicadélica.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Norman_McLaren


Read Users' Comments ( 2 )

Avaliação global

Avaliação global

Ao avaliar as Páginas Web está a considerar o seu uso educativo de acordo com os critérios abaixo mencionados.
Avalie cada um dos itens usando uma escala de 1 a 5

Parâmetros Pontos

1- Velocidade
- A página carrega suficientemente depressa de modo a não provocar grandes compassos de espera.
2- Primeira impressão – aparência geral
- A página é atractiva e motivará os alunos para posterior exploração.
- A página tem um design suficientemente claro para ser eficientemente manipulada pelos alunos.
3- Facilidade de navegação
- Os alunos serão capazes de navegar (de página para página, hiperligação para hiperligação, item para item) com facilidade, sem se perderem ou ficarem confusos.
- Todas as hiperligações possuem legendas claras e servem facilmente a finalidade.
- As hiperligações para outras páginas e sites funcionam suficientemente bem para manter os alunos concentrados na tarefa.
4- Uso de gráficos/sons/vídeos
- Os gráficos/sons/vídeos encontram-se claramente legendados e identificados.
- Os gráficos/sons/vídeos servem uma finalidade clara e apropriada aos alunos.
- Os gráficos/sons/vídeos ajudarão os alunos a atingir os objectivos subjacentes à utilização da página.
5- Conteúdo/Informação
- Esta (s) página (s) oferece (m) bastante informação relacionada com a temática do site.
- A informação encontra-se devidamente legendada e organizada e será facilmente compreendida pelos alunos.
- O conteúdo das páginas hiperligadas é adequado aos alunos.
- O conteúdo das páginas hiperligadas acrescenta mais-valia para a consecução das metas previstas.
- As fontes da informação estão claramente identificadas.
- As fontes de informação são fiáveis.
- O conteúdo está livre de preconceitos ou estes serão facilmente reconhecidos pelos alunos.
- Esta página proporciona interactividade que aumenta o seu valor educativo.
6- Actualidade
- A página foi recentemente revista
7- Disponibilidade para contactos
- Existência de um contacto ou de um endereço para posterior troca de impressões.

TOTAL
Nota: A ausência de qualquer dos atributos (categorias) considerados fundamentais deve ser penalizada: Para cada categoria ausente, deduza 5 pontos.
Chave de verificação
Efectuando a soma dos pontos atribuídos nos diversos parâmetros, obtém-se a pontuação total.
Compare a seguir os resultados da sua avaliação com a chave e verifique em que nível se enquadra:

100-91 pontos - O site está tão bem desenhado e vai de tal maneira ao encontro das metas educacionais que só terei de fornecer algumas indicações aos alunos e deixá-los explorar livremente o site.
90-76 pontos - O site contém bom material mas um mapa/guião do site com orientações específicas ajudará os alunos a atingir os objectivos previstos.
75-61 pontos - O site contém informação com pontos de interesse, mas os alunos necessitarão de um guia mais estruturado para poderem atingir os objectivos previstos. É aconselhável uma lista de favoritos para páginas e/ou hiperligações específicas de forma a permitir uma reapreciação do progresso dos alunos.
60- 46 pontos - Embora a informação contida no site seja útil, a sua exploração será mais eficiente em sala de aula, onde poderei orientar a sua exploração e manter os alunos ocupados na realização de tarefas.
45-31 pontos - Este site contém alguma informação que o torna uma alternativa possível quando outros recursos não estão disponíveis. Aconselha-se a supervisão orientada do aluno.

http://www.minerva.uevora.pt/web1/aval_paginas_web.htm


Read Users' Comments ( 0 )

Estrutura de um site

Estrutura de um site

Também é importante pensarmos na estrutura dos conteúdos de todo o site antes de desenhá-lo. Neste ponto temos que pensar sobre várias coisas, como as distintas sessões que vai conter o site, a ramificação das páginas que vamos tratar, etc.
A maneira para que este ponto seja realmente útil, é preparar todas as idéias no papel. Com toda a tranquilidade do mundo e com toda a determinação possível vamos preparar uma série de diagramas e listagens que nos permitam dirigir nossos esforços da melhor forma.
Sessões do site: Poderemos pensar em quais sessões vão colocar no site. Uma com informação geral, outra com informação de contacto, outra com uma visita gráfica a nossas instalações, etc.
Diagrama do site: Podemos desenhar em um papel quais são as distintas sessões do site, colocando-as dentro de quadrados e representar também as hiperligações existentes entre cada sessão mediante linhas que unam esses quadrados. É algo muito simples e divertido de fazer, além do mais podemos ter novas ideias para o website na medida que vamos desenhando.

Esquema de uma página: Também podemos desenhar no papel uma página do site que vamos construir para vermos aonde colocar a barra de navegação, o logótipo do site ou da empresa, um possível banner publicitário, etc. Este esquema também pode ser útil na hora de construir as páginas e além do mais, sempre é mais fácil desenhar sobre o papel do que desenhar directamente com o computador.
Estes passos são opcionais, qualquer um pode se dispor a construir uma página logo depois de decidir que deseja ter uma página web, entretanto, nem todo mundo é capaz de expor bem quais são seus objectivos e fazer um projecto com todos os pontos desenvolvidos de antemão. O mais importante são os resultados finais, por isso, começar a casa pelo telhado não será positivo para nossa página. Portanto, os resultados finais melhorarão se fizermos primeiro um bom planeamento.

http://www.criarweb.com/artigos/5.php



Read Users' Comments ( 0 )

Moving Picture Experts Group

MPEG
MPEG é um padrão de compressão usado em vídeo e áudio desenvolvido pelo grupo MPEG (Moving Picture Experts Group).
"Existem várias normas MPEG, o MPEG-1, MPEG-2 e MPEG-4 mais populares MPEG-se três padrões:


MPEG-1, o primeiro padrão de compressão áudio e vídeo, vídeo suporta uma resolução de 352x240 à taxa de 30 fps (frames por segundo). No entanto, a qualidade de vídeo MPEG-1 é ligeiramente inferior à oferecida por um vídeo de qualidade normal VCR. MPEG-1 também tem a capacidade de incluir áudio compactado no formato de áudio MP3.

MPEG-2 pode suportar vídeo resoluções de 720x480 e 1280x720 a 60 quadros por segundo, com um áudio de qualidade igual à CD áudio convencionais. MPEG-2 é adequado para quase todas as normas de televisão, incluindo ATSC, NTSC e HDTV. MPEG-2 tem capacidade para reduzir um arquivo de vídeo para duas horas de alguns gigabytes de dados. Codificação de vídeo MPEG-2 requer bastante significativo poder de transformação, mas decodificação MPEG-2 com dados de vídeo não é tão intenso processador. Os padrões MPEG-2 é também usado para armazenar dados em DVD's.

MPEG-4: Introduzida no final de 1998, o MPEG-4 é base em MPEG-1, MPEG-2, e Apple QuickTime tecnologia. Este algoritmo compressão de vídeo e gráficos padrão vem com a habilidade de criar arquivos de wavelet-based que são menores do que o QuickTime ou JPEG. MPEG-4 arquivos são concebidos de modo a transmitir imagens e vídeo enquanto utiliza menos largura de banda de rede. MPEG-4 pode combinar ficheiros de vídeo com gráficos, textos, e 2-D e 3-D animation camadas.
Características adicionais que podem ser vistos em MPEG-4 incluem objeto orientado compósitos arquivos (como vídeo, áudio, VRML e objetos), VRML suporte para renderização em 3D, e suporte para externamente especificado DRM. "


Read Users' Comments ( 0 )

cinanima


O Cinanima – Festival Internacional de Cinema de Animação é o mais importante festival de cinema de animação português. Realiza-se em Espinho desde 1976, tendo este ano a sua 32ª edição, o que o torna um dos mais antigos festivais deste tipo de cinema em todo o mundo. É organizado pela Cooperativa NASCENTE e pela Câmara de Espinho.
Para além das secções não competitivas, tem duas secções competitivas principais. A Secção Internacional abrange as categorias de Curtas-metragens, Médias-metragens, Longas-metragens, Primeiro Filme ou Filme de Estudos, Séries, Publicidade e Informação. Na Competição Nacional há dois concursos: Prémio António Gaio / Prémio FNAC, para o melhor filme português em competição e Prémio Jovem Cineasta Português.
Para além dos prémios relativos a cada categoria, existem vários outros como, por exemplo, o Grande Prémio Cinanima 2008 / Caixa Geral de Depósitos para o melhor filme do Festival, o Prémio Especial do Júri / Prémio Cidade de Espinho ou o Prémio José Abel.
À semelhança do que vem acontecendo desde há uns anos, a Culturgest tem o prazer de se associar ao Cinanima projectando uma selecção de filmes premiados feita pela organização do Festival.


* Levantamento de senha de acesso 30 minutos antes do início da sessão, no limite dos lugares disponíveis.
Máximo: 2 senhas por pessoa.)


Read Users' Comments ( 0 )


Num liceu no Porto estava a acontecer uma coisa muito fora do comum.
Um "bando" de miúdas de 12 anos andava a pôr batom nos lábios, todos os dias, e para remover o excesso beijavam o espelho da casa de banho.
O Cons.Exec. andava bastante preocupado, porque a funcionária da limpeza tinha um trabalho enorme para limpar o espelho ao fim do dia e no dia seguinte lá estavam outra vez as marcas de batom.

Um dia, um professor juntou as miúdas e a funcionária na casa de banho e explicou que era muito complicado limpar o espelho com todas aquelas marcas que elas faziam e, para demonstrar a dificuldade, pediu à empregada para mostrar como é que ela fazia para limpar o espelho.

A empregada pegou numa "esfregona", molhou-a na sanita e passou-a repetidamente no espelho até as marcas desaparecerem.


Nunca mais houve marcas no espelho...

Agora pensem duas vezes...antes de dar um beijo ao espelho..porque nunca se sabe como o limparam....loooollll


Read Users' Comments ( 0 )










Visitem...é a minha artista preferida.......



"Sara Mello
Local: São Paulo, SP, Brazil
Criar,criar,criar e criar. Sou desenho, ilustração... ...sou personagem. Sou tinta e pincel. Cor,cor,cor,cor,cor... ...por favor!! Todas as cores. Não aguento ver pedaço de nada no branco.Nada sem nada de nada. E é no branco que eu me descubro...é no branco que eu me revelo... " (Sara Mello)






Read Users' Comments ( 1 )

Composição (Lingística)

Junção de duas ou mais palavras formando uma com significado próprio



Formação
Justaposição
união de duas ou mais palavras conservando cada uma o seu acento próprio e ortografia (em regra, ligadas por hífen)
Exemplos
amor-perfeito, pé-de-cabra, segunda-feirachapéu-de-chuvapára-quedaspassatemposaca-rolhas

Aglutinação
união de duas ou mais palavras que se subordinam a um único acento tónico (o da segunda) e sofrem alterações ortográficas
Exemplos
aguardente (água + ardente)embora (em + boa + hora)fidalgo (filho + de + algo)Monsanto (monte + santo)


Obs.: Sobre outras formas de expansão da língua, consultar a Gramática Universal da Língua Portuguesa, da Texto Editores.


Read Users' Comments ( 1 )

Leiaute gráfico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa
Leiaute (ou layout) é um esboço mostrando a distribuição física, tamanhos e pesos de elementos como texto, gráficos ou figuras num determinado espaço. Pode ser apenas formas rabiscadas numa folha para depois realizar o projeto ou pode ser o projeto em fase de desenvolvimento.
Ou seja, uma prévia do serviço pronto antes de executado, onde se pode alterar sua disponibilidade sem danos a nenhuma das partes envolvidas no processo (designer e cliente) para que o serviço seja produzido de acordo com o gosto de cliente, para apenas ao término do desenvolvimento e obtenção de aprovação, se leva a público.
O termo layout pode também configurar-se como projeto envolvendo diferentes cadeias associativas e técnicas visuais sempre com objetivo e função.


Read Users' Comments ( 2 )