Avaliação global

Avaliação global

Ao avaliar as Páginas Web está a considerar o seu uso educativo de acordo com os critérios abaixo mencionados.
Avalie cada um dos itens usando uma escala de 1 a 5

Parâmetros Pontos

1- Velocidade
- A página carrega suficientemente depressa de modo a não provocar grandes compassos de espera.
2- Primeira impressão – aparência geral
- A página é atractiva e motivará os alunos para posterior exploração.
- A página tem um design suficientemente claro para ser eficientemente manipulada pelos alunos.
3- Facilidade de navegação
- Os alunos serão capazes de navegar (de página para página, hiperligação para hiperligação, item para item) com facilidade, sem se perderem ou ficarem confusos.
- Todas as hiperligações possuem legendas claras e servem facilmente a finalidade.
- As hiperligações para outras páginas e sites funcionam suficientemente bem para manter os alunos concentrados na tarefa.
4- Uso de gráficos/sons/vídeos
- Os gráficos/sons/vídeos encontram-se claramente legendados e identificados.
- Os gráficos/sons/vídeos servem uma finalidade clara e apropriada aos alunos.
- Os gráficos/sons/vídeos ajudarão os alunos a atingir os objectivos subjacentes à utilização da página.
5- Conteúdo/Informação
- Esta (s) página (s) oferece (m) bastante informação relacionada com a temática do site.
- A informação encontra-se devidamente legendada e organizada e será facilmente compreendida pelos alunos.
- O conteúdo das páginas hiperligadas é adequado aos alunos.
- O conteúdo das páginas hiperligadas acrescenta mais-valia para a consecução das metas previstas.
- As fontes da informação estão claramente identificadas.
- As fontes de informação são fiáveis.
- O conteúdo está livre de preconceitos ou estes serão facilmente reconhecidos pelos alunos.
- Esta página proporciona interactividade que aumenta o seu valor educativo.
6- Actualidade
- A página foi recentemente revista
7- Disponibilidade para contactos
- Existência de um contacto ou de um endereço para posterior troca de impressões.

TOTAL
Nota: A ausência de qualquer dos atributos (categorias) considerados fundamentais deve ser penalizada: Para cada categoria ausente, deduza 5 pontos.
Chave de verificação
Efectuando a soma dos pontos atribuídos nos diversos parâmetros, obtém-se a pontuação total.
Compare a seguir os resultados da sua avaliação com a chave e verifique em que nível se enquadra:

100-91 pontos - O site está tão bem desenhado e vai de tal maneira ao encontro das metas educacionais que só terei de fornecer algumas indicações aos alunos e deixá-los explorar livremente o site.
90-76 pontos - O site contém bom material mas um mapa/guião do site com orientações específicas ajudará os alunos a atingir os objectivos previstos.
75-61 pontos - O site contém informação com pontos de interesse, mas os alunos necessitarão de um guia mais estruturado para poderem atingir os objectivos previstos. É aconselhável uma lista de favoritos para páginas e/ou hiperligações específicas de forma a permitir uma reapreciação do progresso dos alunos.
60- 46 pontos - Embora a informação contida no site seja útil, a sua exploração será mais eficiente em sala de aula, onde poderei orientar a sua exploração e manter os alunos ocupados na realização de tarefas.
45-31 pontos - Este site contém alguma informação que o torna uma alternativa possível quando outros recursos não estão disponíveis. Aconselha-se a supervisão orientada do aluno.

http://www.minerva.uevora.pt/web1/aval_paginas_web.htm


0 comentários: